Esse é o primeiro Workshop do MUDA_coletivo, um grupo de estudantes da Escola da Cidade que busca trazer a prática construtiva para o cotidiano dos alunos e, por meio disso, transformar os espaços da cidade. Na faculdade, o aprendizado se dá meramente por meio da teoria – e para o aluno, aprender fazendo é fundamental para entender o processo de se conceber arquitetura dentro de um contexto específico, reconhecer o papel social do arquiteto e compreender aspectos construtivos; de maneira que a soma destes fatores resultem na concepção de um projeto.O Workshop acontecerá de 24 de junho à 1 de julho de 2012.
Por meio do workshop, buscamos entender como o ensino pode despertar no estudante o papel social da arquitetura. Com essa oficina, o conhecimento produzido dentro da faculdade passa a ser externalizado: torna-se material, palpável; gera reflexões por parte dos estudantes e comunidade; ocupa a cidade, apropriando-se dos espaços públicos, ajudando a transformá-los e criando espaços de maior qualidade.
Mas, para isso, a presença e colaboração da comunidade que usa e vive esse espaço diariamente é fundamental. É ai que entra outra questão abordada pelo projeto: a questão participativa. Quem melhor para saber quais as necessidades de um espaço do que quem o usa no dia-a-dia?
A aproximação do arquiteto com a comunidade é muito importante para que sejam gerados espaços com mais vida, mas é imprescindível que essa colaboração não se dê somente no campo das idéias. Para que essa intervenção tenha valor e seja cuidada pelas pessoas que usufruem desse espaço, é preciso que elas se sintam pertencentes e que tenham a noção de que sua casa não é só ‘da soleira para dentro’. Para isso, faz-se necessário que essas pessoas ajudem a construir essa instalação.
A intervenção será construída no dia 1° de julho, durante um dos piqueniques do Movimento Boa Praça, que será realizado na Praça Amadeu Decome, Lapa.
Para que isso aconteça, os alunos terão 1 semana para se preparar, pensar o projeto que melhor se adapta às condições dadas, construí-lo e inaugurá-lo no dia do evento.
25| junho das 14h às 18h: visita à praça, análise, e interpretação das necessidades da comunidade
26,27,28| junho das 9h às 13h: trabalho dos alunos na faculdade (elaboração do projeto a partir das premissas levantadas; realização de protótipo)
29| junho das 9h às 13h: apresentação porta em porta para comunidade (apresentação e legitimação do projeto; convite aos moradores para participação da construção)
30| junho das 10h às 18h: pré-montagem da estrutura
1| julho das 10h às 18h: montagem, inauguração e debate
A inscrição para não alunos é R$100,00 .